Lesões de córnea no cão


Cães saudáveis. Cuidados preventivos :
Para manter seu cão saudável e seguro. Faça sempre a tosa higienica a vacinação, a prevenção de parasita, e os primeiros socorros.
Primeira parte:
A córnea é a parte transparente do olho. Lesões de córnea são extremamente dolorosos e requerem atenção veterinária imediata.  Uma vez os cães afetados (com lesões da córnea) ficará estrábico, lágrimejando, e evitando a luz. A terceira pálpebra , muitas das vezes sai para fora para proteger o olho ferido. Raças com olhos esbugalhados, como o pequinês, maltês, Boston Terriers, Pugs, e alguns spaniels, são particularmente suscetíveis à lesão da córnea. Os corticosteróides, os quais são incorporados em muitas preparações oculares comuns usados ​​no tratamento de conjuntivite , não deve ser utilizado em um olho suspeito de ter uma lesão de córnea  por causa do perigo da córnea sofrer uma ruptura na câmara anterior.
Abrasão da córnea:
A córnea é coberta por uma camada superficial de protecção das células epiteliais. Qualquer irritação, tais como um arranhão ou de corpo estranho, danifica esta camada de superfície. Inchaço no local da lesão, bem como edema, faz aparecer na area dos olhos nebulosidade e opacidade quando visto sob ampliação. Na área opaca também aparece manchas positiva com fluorescência em corante.
Abrasões da córnea, na parte superior da córnea pode ser causada por cílios mal orientadas. Menores opacidades corneanas sugerir um corpo encaixado estranho nos olhos. Abrasões perto do canto interno do olho sugerem um corpo estranho abaixo da terceira pálpebra.
Um abrasão da córnea cicatriza geralmente em cerca de 3-5 dias, por um processo no qual as células epiteliais adjacentes ampliar e migrar sobre o defeito. A lesão não cicatriza, no entanto, se um corpo estranho está embutida na córnea ou debaixo de uma das pálpebras. É importante verificar se há um corpo estranho em todos os casos de abrasão corneana.
Abrasões da córnea e úlceras são diagnosticados utilizando um corante de fluoresceína especial que é aplicada ao olho. Tecidos danificados pegam o corante.
Tratamento: Todas as lesões da córnea deve ser visto e tratado por um veterinário, para evitar complicações, incluindo ceratite e úlcera de córnea. De largo espectro tópicas gotas de antibiótico ou pomadas são prescritos a cada quatro a seis horas para prevenir a infecção.

 Obs: Não aplicar colirios de uso humano nos olhos dos cães, voce pode danficar os olhos dos cães. Consulte o Veterinario.
Uma preparação tópica atropina é usado para manter a pupila dilatada, o que reduz a dor ocular. Mantenha o seu cão na luz, incluindo luz do sol, quando a pupila é dilatada. A atropina tem um gosto ruim e muitos cães vai espumar pela boca enquanto você está medicando-os. Isso vai passar em um minuto ou dois.
O olho deve ser examinado periodicamente para monitorar o progresso. O tratamento é continuado até que a abrasão é curado.
Ulcera da córnea
Uma úlcera é semelhante a um abrasão da córnea, exceto que uma úlcera é mais profunda e envolve o meio e, por vezes, a camada interior da córnea.
A maioria das úlceras de córnea são causadas por trauma, mas alguns estão associados à cerato-conjuntivite seca, distrofia corneana, diabetes mellitus, doença de Addison, ou hipotireoidismo.
As úlceras da córnea são extremamente dolorosas e causam lacrimejamento grave, estrabismo, e arranhando o olho. Cães freqüentemente evitam a luz. Úlceras grandes são visíveis a olho nu como manchas rombas ou abaulada ou depressões na superfície da córnea. Úlceras pequenas são melhor vistas após o olho foi corada com fluoresceína.
Por Hilary Parker
Referência Veterinária
Avaliado por Elizabeth A. Martinez, DVM
 
DogsPetseOutros Dicas Parceiro do PatasEFocinhos Dicas
Saùde - Higiene - Estética 
                                                 Voltar ao topo
Instruções sobre todas as categorias de saúde e Higiene dos cães
Acesse o site: patasefocinhos ou petseoutros.blogspot.com.br
Esta informação não pretende substituir o conselho de um veterinário. DogsPetseOutros e PataseFocinhos se eximem de qualquer responsabilidade pelas decisões que você faz com base nessas informações.
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua familia.
Copyright © 2009-2012 PatasEFocinhos Dicas: Cães
***  Direitos Reservados por Lei.


Nenhum comentário: